sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

CRESCE A PRÉ-CANDIDATURA DE PLÍNIO PRESIDENTE

Cresce a pré-candidatura de Plínio de Arruda Sampaio.

No dia 22 de dezembro de 2009 foi realizada uma importante plenária em SBC,de apoio a pré-candidatura de Plínio de Arruda Sampaio com a presença de aproximadamente 80 pessoas, que participaram ativamente do evento regional .
Por mais de duas horas, o Plínio falou e ouviu propostas e considerações sobre o acerto do lançamento de sua pré-candidatura a Presidência da República pelo Psol.
A plenária foi representativa, com filiados e lideranças de São Caetano doSul, Santo André, Diadema e São Bernardo do Campo, além da presença de representantes do PSTU.
O companheiro Plínio, fez profundas reflexões sobre a importância da Educação e a valorização do magistério, do papel estratégico do Pré-Sal e o profundo zelo pelo meio ambiente que está comprometido pelo capitalismo predatório. Chamou atenção para o papel da Soberania Nacional e regional, diante da instalação das Bases Americanas na Colômbia,pois as mesmas significam uma agressão e uma afronta ao continente latino-americano.
Falou do seu compromisso histórico com uma reforma agrária pra valer, além do seu empenho com a saúde habitação e da necessidade de se rediscutir uma nova matriz da mobilidade e outros temas apresentados no debate.
Elogiou as resoluções políticas da ultima reunião do Diretório Nacional afirmando que tem concordância com as mesmas e disse que se seu nome for escolhido pelo Partido, seu plano de governo será construído a partir das entidades de classe e do povo organizado.
Em relação à estratégia eleitoral destacou três pontos:
1-Programa: Construir um programa de esquerda para unificar o partido e a esquerda brasileira, numa política de aliança com o PSOL, PSTU e PCB, tendo por base a luta pelo socialismo. Esse programa deve ser formulado a partir das entidades de classe e dos lutadores brasileiros;
2-Discurso: Deve ser Coerente e conseqüente , voltado para a grande maioria do povo brasileiro , sintonizado com os anseios e necessidades de mudanças e destruição do capitalismo rumo a construção do Socialismo;
3-Atitude: Destacou a atitude Moral, pois “não se faz uma revolução sem uma moral revolucionária”.
Em relação à disputa interna, considerou um erro qualquer possibilidade de alianças para fora do partido, fundamentalmente com partidos da base governista como é o caso do Partido Verde, que através de sua candidata(Marina Silva) apoiou as principais políticas que comprometem o meio ambiente.
Sobre a divulgação da campanha, devemos usar todas as formas de comunicação disponível,além de reuniões , debates e o eficaz o corpo-a-corpo eleitoral .
Prioritariamente, devemos imediatamente utilizar a comunicação alternativa como meio prático para atingir-via internet a opinião, formando uma rede capilarizada de comunicação para fazer a diferença.
Por último, disse que as candidaturas de Serra e Dilma representam o continuísmo capitalista e assumiu o compromisso de juntos construirmos um novo país com uma campanha que deve ter dois objetivos:espargir as sementes do Socialismo Científico e vencermos a disputa eleitoral em 2010.

Construir o socialismo é preciso !!!


Aldo Santos
Sindicalista, Presidente da Associação do professores de filosofia do Estado de São Paulo, Coordenador da Corrente política TLS, membro do diretório Nacional e da Executiva Estadual do Psol.(24/12/09)

domingo, 20 de dezembro de 2009

RESOLUÇÃO DO ll ENCONTRO DO PSOL SBC.

Resolução do II Encontro municipal do Psol SBCampo.
Realizado em 20/11/2009, Câmara municipal de Sbcampo.

I - Porque Lutamos !!!

Lutamos porque o imperialismo Ianque continua massacrando os povos no mundo, como no Oriente Médio, assassinando trabalhadores, da mesma forma em que os palestinos sofrem ataques por parte de Israel. Lutamos, por acreditar que somente a unidade de todos os trabalhadores daquela região, árabes e judeus empenhados em construir outra sociedade, sem propriedade privada e sem classes, será capaz de destruir o imperialismo. Lutamos também, porque conhecemos a realidade dos povos africanos, e sabemos que essa realidade é resultado de um processo histórico de massacre e espoliação capitalista do continente que remonta ao século xv, quando do domínio estrangeiros de suas vidas e riquezas os levando à situação de miséria naquele continente nos dias atuais conhecida por todos, sabemos então, que a solidariedade dos trabalhadores mundiais deve se posicionar na luta, em favor desses povos. Lutamos porque sabemos da lógica do capitalismo, concentrando a riqueza nas mãos de poucos, ao passo que a imensa maioria que produz efetivamente essa riqueza é lançada à miséria, a exemplo dos povos asiáticos e tantos outros no mundo. Lutamos porque sabemos da atual face do capitalismo e as conseqüências do neoliberalismo, e contra este nos colocamos com todas as forças, irmanados com os povos latinos, que de momento, enfrentam seus governos, gerentes avançados dos organismos financeiros internacionais no empenho de sugar todo produto do nosso trabalho, aprofundar a exploração e criminalizar as resistências. Lutamos por não acreditar na democracia burguesa representativa, por saber que os poderosos se valerão da força para não deixar seus postos, que permitem a rapinagem, mas por acreditar também que a luta se faz necessária. Lutamos porque em nosso país, não se fez ainda a reforma agrária, os homens do campo penam por não ter terra, esta concentrada desde 1500. Lutamos por ver o governo privilegiar o setor financeiro os verdadeiros governantes da nação, por ver ter voz os empresários, e repressão os trabalhadores. Lutamos porque nossa ferramenta de luta sindical transformou-se em departamento do governo, capacho do imperialismo, que acena com reformas no campo do trabalho, previdência e sindical que aprofundam ainda mais a difícil situação em que nos encontramos. Lutamos por não acreditar na conciliação de classes como alguns outrora, bem pouco tempo, combatiam, hoje propagandeiam, dando sustentação às quadrilhas que se colocaram no poder em todas as esferas, federal, estadual e municipal, que buscam retirar direitos conseguidos com muitas lutas e mortes, como Santo Dias, Manuel Fiel Filho e tantos outros, sabemos na verdade da guerra de classes existente no momento talvez disfarçada. Lutamos por fim por acreditar que só outra sociedade poderá por fim a essa sorte de coisas, lutamos então, para suplantar o capitalismo, e em seu lugar construir o socialismo. (Dega)
II - Resolução sobre o processo eleitoral 2010
NOTA AO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE E À SOCIEDADE EM GERAL.
COMUNICAMOS A TODOS, QUE O 2º ENCONTRO MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - PSOL - DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, REUNIDO NA DATA SUPRA, DELIBEROU FORMALIZAR JUNTO ÀS INSTÂNCIAS PARTIDÁRIAS SEU DESCONTENTAMENTO E SEU POSICIONAMENTO FRENTE AOS FATOS QUE TENTAM SE IMPOR ACIMA DOS DEBATES E DELIBERAÇÕES INTERNAS, BEM COMO DAR PUBLICIDADE JUNTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO EM GERAL, QUE DISCORDAMOS VEEMENTEMENTE DE POSTURAS QUE ESTÃO SENDO "ALINHAVADAS" NESTES ÚLTIMOS MESES DE FORMA, NO MÍNIMO, BASTANTE QUESTIONÁVEIS, TAIS COMO:

A) A EXECUTIVA NACIONAL REMARCAR PARA MARÇO/2.010 A CONFERÊNCIA

ELEITORAL, CONTRARIANDO A DETERMINAÇÃO DO CONGRESSO NACIONAL DO PARTIDO DE REALIZÁ-LA NO MÊS DE OUTUBRO;

B) A POSTURA COMO A DE NOSSA PRESIDENTE NACIONAL HELOISA HELENA DE MANIFESTAR, ATRAVÉS DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, SEU APREÇO PELA CANDIDATURA DE MARINA SILVA, DESPRESTIGIANDO O PARTIDO E CONSTRUINDO A POLÍTICA DO FATO CONSUMADO, FAVORECENDO AS DISPUTAS INTERNAS ANTE UMA POLÍTICA DE UNIDADE PARTIDÁRIA.

NÓS, DO PSOL DE SÃO BERNARDO DO CAMPO, QUEREMOS REGISTRAR NOSSA DISCORDÂNCIA COM ESSAS POSTURAS E REAFIRMAR QUE DEFENDEMOS CANDIDATURAS PRÓPRIAS DE NOSSO PARTIDO EM TODOS OS NÍVEIS .
III-Sobre o governo do Estado e candidatos proporcionais.
Aprovou-se ainda que devemos abrir o debate com o Pré-Candidato a Presidência da República Plinio de Arruda .
Em nível Estadual, foi indicação para o debate os seguintes nomes como pré-candidatos ao governo do Estado :
Chico de Oliveira, Plinio de Arruda Sampaio, Ivan Valente, Aldo Santos e Paulo Búfalo.
Em relação aos pré-candidatos proporcionais, foi aprovado que devemos ampliar esse debate e em plenária ou conferência estadual deliberar sobre esse importante debate.
IV-Estruturação do Partido
Núcleos
O núcleo de base deve ser compreendido como a forma mais eficaz para a organização do partido e sua intervenção nos movimentos sociais.
Portanto não podemos enxergá-los como um grupo de afinidade e sim como órgão do partido.
A participação no núcleo tem que respeitar e fomentar a pluralidade de idéias sempre em consonância com o programa partidário.
O núcleo do partido deve corresponder a uma região ou setorial.
Os núcleos regionais e ou setorial serão estabelecido pelo diretório municipal levando em consideração a conjuntura e o interesse do partido na cidade.
Os núcleos setoriais poderão organizar-se por:
- Fábricas;
- Escolas, faculdades, universidades;
- Categoria profissional;
- Gênero;
- Raça, etc.
Os núcleos regionais terão região pré-estabelecida pelo diretório municipal.
Os núcleos terão como principal tarefa fomentar a organização popular em sua região e ou setor bem como participar das atividades do movimento social a nível geral.
Para se formar um núcleo será necessário o mínimo de 10 militantes para os núcleos regionais e/ou cinco militantes para os núcleos setoriais sem que haja limite máximo de participante.
A formação do núcleo deve ser comunicada por escrito ao diretório municipal com antecedência mínima de 30 dias (desde que haja uma reunião da executiva) e o diretório designará um membro da executiva para acompanhar a reunião de formação do núcleo. O núcleo deverá protocolar na executiva o pedido de formação e a mesma deverá se manifestar em 30 dias.
A formação de um núcleo tem que estar embasado na necessidade política do partido, portanto só será permitida a formação de UM núcleo por região ou setor.
Os núcleos poderão ter finanças próprias, independentes dos demais órgãos partidários para assim poderem exercer com autonomia e qualidade as ações que os seus filiados decidirem, desde que o Partido esteja ciente das movimentações financeiras. Para isto cada filiado do partido deverá escolher qual núcleo regional ele irá pertencer e a este núcleo ele fará a sua contribuição financeira.
O Núcleo organizará a cobrança da contribuição e repassará ao diretório.
Fontes de renda externas ao Partido deveram ser aprovadas pelo diretório.
Todo arrecadação deverá passar pela conta do Partido.
O filiado do partido poderá participar com direito a voz das reuniões de todos os núcleos, sendo facultado o direito de votar e ser votado em apenas num núcleo regional (no núcleo regional em que estiver cadastrado) e em qualquer núcleo setorial que esteja atuando.
Cada núcleo elegerá uma coordenação com no mínimo três filiados sendo:
Secretaria de coordenação;
Secretário geral;
Secretaria de finanças.
A divisão territorial dos núcleos regionais fica a cargo do diretório municipal.
É considerado núcleo a partir de 10 filiados reconhecidos junto ao diretório municipal.
Diretório
O diretório será formado por (23) filiados eleitos no Encontro municipal municipal como titulares e outros dez como suplentes.
Os suplentes assumirão a titularidade, na vacância dos titulares, na ordem em que foram eleitos.
Executiva
A executiva será formada por nove membros sendo:
Presidente ;
Vice -Presidente
Secretaria Geral;
Secretaria de finanças;
Secretaria de comunicação;
Secretaria de formação.
Secretaria de Gênero/Etnia ;
Secretaria de movimento (popular, sindical estudantil);
Secretaria de organização dos núcleos .
Estes nove membros terão que estar entre vinte e três eleitos para o diretório.
Os representantes da Secretaria de Presidência, Secretaria Geral e Secretaria de Finanças deverão ser eleitos no congresso Municipal. Os demais serão escolhidos pelo diretório.
No caso de vacância de qualquer das Secretarias da Executiva, o Diretório elegerá substituto para a mesma, dentre os seus membros. Para substituição das Secretarias eleitas pelo Encontro , deverão ser realizados Encontros específico, caso sua substituição não seja aceita por unaminidade pelo Diretório.
Os representantes eleitos pelo congresso foram:
Secretaria da Presidência:
Secretaria Geral:
Secretaria de finanças:
A duração do mandato desta executiva será de dois anos e a próxima executiva será definida no próximo Congresso que ocorrerá em 2011.
A inclusão de um membro vacante só ocorrerá quando se esgotarem os suplentes.
Entre os Encontros , será realizado Plenárias Municipais do Partido, no mínimo, com uma avaliação do mandato, como ponto de discussão obrigatório.
As reuniões de Diretório, Executiva e de Núcleos deverão ocorrer mensalmente, ou a critério da referida instância
As reuniões de Núcleos deverão ocorrer, em média, uma semana antes das reuniões de Executiva que por sua vez deverão ocorrer uma semana antes das reuniões de Diretório.
Filiação
A recepção de novos filiados deverá ser feita com o protocolo junto ao secretário Geral (ou seu substituto designado para tal), e a mesma será objeto de análise pelo Diretório Municipal, que terá um período de 90 dias para fazê-lo.
O Diretório poderá vetar total ou parcialmente o pedido. Caso vete parcialmente, deverá estipular novo período para aceitação.
Caso o Diretório não se manifeste em 30 dias, o pedido de filiação estará aceito.
Constituem DEVERES do filiado:
Comparecer às reuniões do núcleo escolhido e aos seus eventos e suas campanhas políticas;
Participar do partido em suas instâncias superiores desde que eleito na convenção;
Contribuir financeiramente.
Constituem DIREITOS dos filiados:
Votar e ser votado;
Participar das instâncias internas em suas iniciativas;
Compor comissões e órgãos internos;
Receber regularmente as deliberações do partido;
Conhecer o quadro de filiados;
Receber as devidas convocações de reuniões ordinárias e extraordinárias.
FORMAÇÃO POLÍTICA
1- Resistência diária
2- Acadêmica
3-Complementar
4-Alternativa
Paralelamente a todas as atividades de formação, temos a resistência diária como principal meio de formação, com envolvimento na organização social, buscando a linha de frente nas lutas e demandas que o período nos exige, nos fazendo presentes nas atividades partidárias de rua, espaço privilegiado de contato com a sociedade ampla.
Cabendo ainda à nova direção partidária, garantir espaços de debates para temas estritamente de conteúdo político em nossas reuniões de diretório, divulgar agenda dos diversos fóruns, instâncias e eventos políticos, visando garantir o maior envolvimento de nossa militância.
O plano consiste em buscar formas e níveis diferenciados para cada público e/ou, disponibilidade da militância e simpatizantes do PSOL.
Como os níveis e disponibilidade são diferenciados, entendemos que eles não devem ocorrer cronologicamente.
Os cursos e trabalhos acadêmicos de formação devem ocorrer em períodos mais espaçados devido seu aprofundamento e, por necessitar maior disponibilidade de tempo da militância e convidados.
Estes trabalhos que estamos chamando de nível 2 nesta apresentação, buscará promover conhecimentos de história, economia e filosófica política, cuja referência principal se dará nos estudos de Karl Heinrich Marx e Friedrich Engels.
Por estarmos na região do ABC paulista, achamos necessário também aprofundarmos estudos na história do sindicalismo no Brasil com suas lutas no ABC e das grandes lutas sociais e de nossos lutadores.
Ao que chamamos de formação complementar, a idéia é buscar promover em espaços de tempo bem menores em relação à 1ª, debates, seminários, exposições políticas e outras ações que contribuem e enriquecem nosso conhecimento e nossa visão de mundo e sociedade. Convidando expositores ou debatedores ou mesmo se utilizando nossos próprios quadros nestas tarefas.
Outra forma de contribuir para a formação política de nossos militantes e simpatizantes é promover sempre que possível, atividades casadas, como por exemplo, a exibição de vídeo seguido de debate.
A este instrumento, estamos chamando de atividade alternativa a formação.
Este breve relato de plano de trabalho em formação política do PSOL de SBC, tem como objetivo, contribuir na discussão política em nossos Encontros municipal, tendo apenas como pretensão, servir de orientação para os trabalhos.
FINANÇAS
Objetivos
Solidificar uma política de arrecadação que facilite e incentive a contribuição mensal dos militantes e crie meios de arrecadação externa.Os membros do diretório deverão contribuir mensalmente junto a tesouraria municipal o correspondente a dez reais e os núcleos deve contribuir conforme tabela da estadual
Tesoureiro / Secretário de Finanças
Requisitos:
Compromisso com Partido;
Organização;
Participação;
Obrigações:
Prestação de contas mensal ao Diretório Municipal e Estadual;
Participação (deverá participar no mínimo 2/3 das reuniões);
Contas Fixas / Despesas mensais:
Aluguel;
Condomínio;
Telefone;
Diretório Estadual;
Ações
Banco / Finanças:
Abertura de conta em nome do Diretório Municipal;
Implementação de cobrança das contribuições vias Boleto Bancário em nome do Diretório Municipal;
Criação de sistema de acompanhamento e cobrança mensal;
Eventos:
Realização de eventos como festas, confraternizações e atividades políticas com finalidade de arrecadação;
Materiais:
Confecção de materiais como camisetas, bótons, adesivos, etc. para fins de arrecadação.

COMUNICAÇÃO
Objetivos
Solidificar uma política de comunicação que vise mostrar o partido para sociedade atrair novos e atuais militantes para nossas atividades e lutas.
Diretrizes / Atividades Gerais:
Alimentação / Atualização e manutenção do Site do Partido periodicamente;
Aprimoramento da comunicação interna e convocações ? Grupo de E-mail, correspondência e outros;
Elaboração e confecção de um Boletim de oposição, análise de conjuntura e denuncias para panfletagem e divulgação do partido;
Fazer contatos com a imprensa local para divulgação e exposição dos fatos políticos organizados pelo partido;
Realização de Eventos como seminários, debates, palestras, atos públicos, etc. que não tenham necessariamente fins lucrativos.
Responsabilizar-se pelo blog, e outra fermenta do Partido.
Secretaria de Gênero/Etnia.
Solidificar uma política de atuação junto ao movimento de Gênero e Etnia, que apresente o partido a sociedade , com o objetivo de atrair novos militantes e dialogue com a população em geral. Sempre buscando organizar núcleos afins.




Secretaria do movimento Sindical, Popular e Juventude .
Solidificar uma política de atuação junto ao movimento Sindical, Popular, e juventude, visando dialogar com a população em foco, na medida em que o partido deve ampliar sua intervenção nessa área de atuação com políticas definidas para cada atuação especifica.Propiciar as condições para que organizemos núcleos específicos junto ao partido.
Secretaria de organização dos núcleos .
Na medida em que os núcleos devem ter uma atuação permanente na sociedade, como forma de capilarização , formação e politização da sociedade, é necessário que tenhamos uma atuação firme nessa secretaria.Convém salientar que os nossos possíveis pré-candidatos devem estar vinculados a um determinado núcleo de forma permanente e não apenas oportunisticamente em épocas de eleição.
Vice –Presidente.
Além de substituir o presidente em seus impedimentos , cabe ao vice-presidente fazer a articulação política na formação da Regional Partidária prevista nas resoluções do congresso.


V- EXECUTIVA APROVADA PELO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL SBC.

1-Presidente: Maria Devanir (Wanda);
2-Vice-Presidente:Professora Lourdes;
3-Secretaria Geral:Nayara Alves;
4-Secretaria de Finanças:Carlos Dias;
5-Secretaria de Comunicação:Manoel Hélio;
6-Secretaria de Formação:Recife;
7-Secretaria de Gênero/Etnia; Prof Odair;
8-Secretaria de Movimento (Popular, Sindical, Estudantil) Marx;
9-Secretaria de organização dos Núcleos: Aldo Santos .
10-Ariadne;
11-Chiquinho;
12-Felipe;
13-Lourival;
14- Nonato;
15-Edvaldo;
16;Vicente;
17-Raimundo da Fé;
18-Hemerson;
19-João das Cabras;
20-Clóvis;
21-Noel;
22- Paulo Neves;
23-Joaquim;
24- Geraldo Izaias ;
25-Maria Irene;
26-Ortiz;
27-Diógenes;
28-Aldo Júnior;
29-Nobuko.
Maria Devanir Simões(Wanda)
PRESIDENTE
Nayara Alves Navarro
SECRETÁRIA GERAL

MANIFESTO DE APOIO A CANDIDATURA DE PLINIO DE ARRUDA SAMPAIO

MANIFESTO DE APOIO A PRÉ- CANDIDATURA DE
PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO À PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.

corrente política, Trabalhadores na Luta Socialista, TLS, vem a público manifestar o seu apoio a pré-candidatura do companheiro Plínio de Arruda Sampaio à Presidência da República. Fazemos isso por alguns motivos que passamos a apontar:
Entendemos que o PSOL não pode deixar de apresentar uma alternativa de esquerda para a classe trabalhadora no processo eleitoral de 2010, e tem o dever de desmascarar aquelas que não têm legitimidade para falar em nome da nossa classe.
É imperativo que apresentemos um programa que denuncie a política neoliberal e seus implementadores, que reafirmemos não haver saída para nossa classe dentro do capitalismo e que é tarefa histórica da classe trabalhadora realizar sua emancipação.
Faz-se necessário demonstrar que a luta pela reforma agrária e urbana, a defesa da saúde e da educação de qualidade, a garantia do emprego e da moradia, a melhoria de salários e de condições de vida para os aposentados, o combate ao latifúndio e o desmatamento, dentre outras reivindicações históricas do povo trabalhador, não são atendidas, pois o governo fez opção por satisfazer os desejos do grande capital internacional e nacional.
Temos que fazer a denúncia que a classe dominante brasileira se apropriou do Estado e o administra como se fosse uma propriedade privada, entrega o patrimônio do país por meio das privatizações, processo que atende aos interesses do capital internacional, além disso, aparelhados no Estado roubam os cofres públicos, exemplos não nos faltam: MENSALÃO do DEMO, do PSDB e do PT. Sabemos que esses são os que vieram a público, porém existem outros a serem denunciados.
O PSOL não pode se abdicar de seu papel histórico de contribuir efetivamente para o avanço da consciência de classe, de ser um pólo aglutinador de lutadores e lutadoras, de potencializar a organização dos movimentos sociais, de liderar a esquerda combativa nesta conjuntura de crise do capital e do refluxo da classe trabalhadora.
A candidatura Pínio, objetiva:
1-Unir o Partido, tendo por base um programa Socialista , diante da ameaça de retrocesso político ideológico com o eventual apoio a Marina Silva do PV;
2-Unir a esquerda fragmentada entorno de uma reflexão e ação eleitoral que combata o neoliberalismo;
3-Se contrapor a ofensiva do avanço da direita que vem dando sinais de rearticulação no mundo inteiro;
4-Apresentar para a sociedade uma candidatura com a cabeça erguida e com as mãos limpas, diante do lamaçal que permeia o Senado e com as práticas do mensalão, que é uma verdadeira excrescência para nosso País.
Nesse sentido é inadmissível pensar qualquer política de aliança fora dos marcos da classe, e da luta revolucionária.
Nós, da TLS, estamos convencidos de que o companheiro Plínio de Arruda Sampaio deve ser o nosso timoneiro, que quebre a falsa bipolarização que tentam vender para o povo e seja o porta-voz para difundir que é possível construir uma sociedade sem opressores e oprimidos, sem exploradores e explorados, enfim, que é possível construir uma sociedade justa, igualitária e solidária: SOCIALISTA.


São Paulo, Dezembro de 2009.


TRABALHADORES NA LUTA SOCIALISTA.
(TLS)

REUNIÃO COM PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO

Convite para uma reunião com Plínio de Arruda Sampaio.

A esquerda Brasileira está sem a devida interlocução eleitoral, diante do continuísmo de Lula e das aberrações e truculência do candidato tucano (José Serra).
Como se não bastasse os partidos governistas, surge a Pré-candidatura de Marina Silva, com uma plumagem esverdeada, mas com o ideário petista arraigado na sua fisionomia política, além de outras possíveis candidaturas a serviço dos candidatos continuistas em nível estadual e federal.
Nesse contexto, é urgente uma definição do Psol, na busca de unir a esquerda e os lutadores Sociais e o partido que está mergulhado numa das maiores crises de sua pequena- grande história.
O nome do Companheiro Plínio terá essa função pedagógica e revolucionária. Unir o Partido em base a um programa socialista e unir a esquerda combalida pelos sucessivos ataques dos governos neoliberais, além de apresentar para a sociedade uma candidatura com a cabeça erguida e com as mãos limpas. Concomitantemente ,essa pré-candidatura terá papel de relevo na resistência à ofensiva da direita reacionária que vem se articulando no mundo inteiro.
Venha dialogar com o “pré-candidato do Psol” Plínio de Arruda Sampaio, pois é urgente a unidade da esquerda , antes que outros “tentem desconstruir” nossos sonhos e compromissos com a transformação revolucionária da sociedade.

Luta é preciso.


Dia 22/12/2009 a Partir das 18 horas na Avenida Prestes mais. 233 (subsede da APEOESP Sbcampo). Às 20 horas acontecerá a posse do novo Diretório do Psol de São Bernardo do Campo.


Aldo Santos
Membro da Executiva Estadual do diretório Nacional do Psol.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

ENTREVISTA COM PLÍNIO DE ARRUDA SAMPAIO PARA A ABRAÇO



Plínio de Arruda Sampaio na APEOESP/SÃO BERNARDO DO CAMPO

No dia 22/12/2009 (Quarta-Feira) as 19 h

Venha participar deste encontro, também será a posse da nova direção do PSOL/SBCAMPO.

Av Francisco Prestes Maia, 233, Centro, São Bernardo do Campo.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

PSOL SÃO BERNARDO (GESTÃO 2009/2011)

DIRETORIA EXECUTIVA MUNICIPAL PSOL/SBC
(Gestão 2009/2011)

PRESIDENTA: WANDA

VICE-PRESIDENTA: LOURDES

SECRETARIA GERAL: NAYARA

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO: MANOEL HÉLIO

SECRETARIA DE FINANÇAS: CARLOS DIAS

SECRETARIA DE FORMAÇÃO: RECIFE

SECRETARIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS: MAX

SECRETARIA DE GÊNERO E ETINIA: ODAIR

SECRETARIA DE ORGANIZAÇÃO DE NÚCLEOS: ALDO SANTOS

DIRETÓRIO MUNICIPAL

TITULARES

Manoel Hélio, Ariadne, Chiquinho, Recife, Odair, Felipe, Max, Lourival, Aldo Santos, Raimundo, Edvaldo, Vicente, Lourdes, Hemerson, João das Cabras, Clóvis, Carlos Dias, Noel, Geraldo Izaias, Joaquim, Paulo Neves e Maria Irene.

SUPLENTES

Ortiz, Nayara, Diógenes, Júnior e Nobuko.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

PSOL – ARAÇATUBA

PSOL – ARAÇATUBA



RESOLUÇÃO

Considerando:

- Que a classe trabalhadora vive um momento de refluxo e a necessidade de intensificar a organização dos organismos da classe;
- Que a crise econômica tem atacado os direitos e o emprego dos(as) trabalhadores(as), sendo os governos que aplicam a política neoliberal co-autores da opressão sobre a nossa classe em favor do grande capital;
- Que o debate eleitoral de 2010 já está na pauta dos partidos e da grande imprensa, inclusive envolvendo o PSOL;
- Que, infelizmente, a deliberação do II Congresso Nacional não foi cumprida, ficando para março de 2010 a Conferência eleitoral que deliberará sobre programa, política de alianças e candidaturas do PSOL.

Nós, militantes do Partido Socialismo e Liberdade, em Araçatuba, em reunião realizada no dia 28/11/2009, na sede do partido aprovamos a seguinte resolução:

1- É fundamental que a direção do partido envolva a base na construção do programa, elaborando um calendário de debates;
2- É necessário que a base partidária participe efetivamente da construção das nossas candidaturas, tanto majoritárias como proporcionais;
3- O PSOL não pode deixar de ser uma alternativa de esquerda para os(as) trabalhadores(as) e seu programa, bem como suas candidaturas devem refletir esse compromisso;
4- A base partidária não pode ficar assistindo ao debate eleitoral pela grande imprensa e é um desserviço que nossas lideranças nacionais prestam ao se posicionar publicamente sobre temas que o partido ainda não deliberou;
5- Nosso partido deve apresentar candidatura própria para presidente da república e governador, bem como candidaturas proporcionais;
6- É inadmissível alianças do PSOL com partidos que atacam os direitos da classe trabalhadora ou são base de apoio dos governos neoliberais, como é o caso do PV que em Araçatuba está ligado aos setores mais conservadores e oportunistas da cidade, e é base de Serra em nível estadual e de Lula em nível federal.


PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - ARAÇATUBA

Comentários sobre o artigo dos 20 anos da VILA LULALDO.

Comentários sobre o artigo dos 20 anos da VILA LULALDO.

1-Aldo, meu santo! A história se faz na luta, e disso eu sei que você entende. Onde quer que esteja. Os lutadores não cansam, ainda que envelheçam! E esses são poucos. Que bom que eu tenho um amigo assim. Um beijo grande.
Ana Valim


2-Boa tarde, Aldo! Fica seu depoimento para meu arquivo e minha reflexão.
Depois vc. me escreve para informar como ficou a regularização fundiária. Houve algum acordo? Como que a Justiça, no sentido institucional da palavra, se pronunciou? Abraços.
Prof. Luis.

3-Que história emocionante companheiro, esse povo tem no sangue a bravura de Antonio Conselheiro, Zumbi dos Palmares e tantos outros. Infelizmente, ainda falta muito para conquistarem o respeito por parte dos que governam o nosso município, mas todo apoio aos moradores da Vila LulAldo, parabéns aos companheiros que ficaram do lado dos oprimidos.
Abraço.
Teotônio ex-conselheiro da Apeoesp-SBC.

VILA LULALDO: 20 ANOS DE LUTA, RESISTÊNCIA E CONQUISTA.
No dia 03 de Dezembro de 2009, os moradores da Vila Lulaldo comemoraram 20 anos de luta, resistência e conquista, por ocasião da ocupação que chocou o conservadorismo da cidade de São Bernardo do Campo. Essa é uma conquista definitiva, um exemplo concreto de quem luta conquista e, que, quando o poder público não responde as demandas sociais, o povo constrói suas alternativas em busca de uma vida melhor.
Precisamente, 20 anos atrás, eu estava em casa quando recebi um telefonema do companheiro Taná (assessor político do nosso gabinete) dizendo que a “festa” seria a noite e que eu estava convocado.
Compareci no horário combinado, juntamente com outros assessores do gabinete.
Acompanhei passo-a-passo toda a movimentação, como a medida dos terrenos (feita com um barbante), a definição das ruas e o operativo para a transferência de parte moradores da Vila Jurubeba para o terreno que ficava ao lado do Jardim Jussara.
Iniciada a ocupação, por volta da meia noite erguemos o primeiro barraco (da Emília) que passou a ser uma espécie de Central da ocupação. A Emília estava doente e frágil, mas não faltava valentia, coragem e determinação, pois todos estavam convictos de que era preferível lutar até as últimas conseqüências, do que morrer soterrados nos morros da Vila Jurubeba.
Para passar a noite, ela (Emilia)fazia um café forte, e,de vez em quando tomávamos uma talagada de cachaça para animar e suportar as dificuldades e o cansaço que por vezes tomava conta das pessoas.
Existia uma sensação de felicidade e medo entre os ocupantes. Felicidade porque estavam saindo de uma área (Vila Jurubeba) que estava prestes a desmoronar. O medo era sobre o que poderia acontecer com a repressão policial, com a reação da Administração do Prefeito Mauricio Soares e a voracidade especulativa do proprietário da área, Sergio Canastreli.
Lembro-me do Agenor, da Emília, do Taná, do Barba e tantos outros (as) que heroicamente lideraram aquela vitoriosa ocupação.
Essa ocupação aconteceu em decorrência da total omissão do poder público (na época, o prefeito era o Dr. Mauricio Soares do PT), uma vez que partes dos moradores já estavam alojados na sede social do Jardim Jussara, inclusive, com parte das casas danificadas pela ocorrência de chuvas, ventanias e tempestades.
A ocupação de um novo local foi a única saída encontrada pelos moradores. Portanto, essa ocupação tinha o propósito claro e objetivos definidos: ocupar, resistir, construir e conquistar.
No dia 4 de dezembro, logo cedo dividimos as tarefas: um grupo fazia a transferência dos barracos, outros mediam os terrenos, outros buscavam alimentação e outros buscavam apoio político para resistir na área ocupada.
A imprensa fez um estardalhaço e a polícia também estava por perto. Na cidade era um comentário só. Desde o início apoiei a ocupação, depois, o subprefeito Chicão também passou a apoiar deliberadamente os moradores.
O Executivo endureceu com o movimento a tal ponto que o prefeito Maurício Soares e seu Vice- Djalma Bom demitiram o subprefeito do distrito do Riacho Grande. Convém salientar que o companheiro Chicão foi eleito pelo voto popular dos moradores do Riacho Grande.
A bancada de vereadores do PT, em 1989, condenou o nosso apoio à ocupação e o partido se reuniu para discutir a minha participação nessa ocupação. Uns defendiam o meu afastamento do partido, outros defendiam a perda do mandato de vereador, mas em nenhum momento tive dúvida da necessidade daquela ação e do nosso irrestrito apoio a população carente e abandonada pelos sucessivos prefeitos desta cidade.
Lembro-me dos freqüentes discursos conclamando os moradores a resistir, pois a história dos trabalhadores deveria ser escrita pelos próprios trabalhadores e que a nossa atuação, também, era a história viva que estávamos escrevendo. Numa Assembleia foi pautado o debate sobre o nome da Vila e das ruas. Mesmo com dificuldades respiratórias, a companheira Emília levantou a mão e pediu a palavra, apresentando sua proposta de nome.
Após justificar sua proposta afirmou: “A nossa Vila deve receber o nome dos nossos Lutadores que todos conhecemos”. Todos ficaram em silêncio. Ela então complementou: “Minha proposta é que nossa Vila Tenha o nome de VILA LULALDO, em homenagem ao LULA e ao Aldo, pois o LULA é um grande lutador e nos representa no Brasil inteiro e o Vereador ALDO SANTOS é quem nos apóia e está com a gente dia e noite aqui no terreno”. Todos aplaudiram. Após a votação dos vários nomes, a proposta vencedora foi a proposta apresentada pela guerreira Emília Belomo.
A denominação foi objeto de grande repercussão e destaque na grande imprensa, pois a homenagem aprovada pela assembleia dos moradores, durante muito tempo e até nos dias atuais, ainda, é vítima de preconceito dos políticos reacionários que não respeitam a história dos pobres e a soberania popular.
Nas assembleias, várias lideranças populares usavam a palavra para expressar a solidariedade de classe, como o Tonhão, Dagmar, Geraldo, Boni e outros.
A resistência dos moradores foi grande: com a realização de assembleias permanentes, atos, passeatas, fechamento da Via Anchieta e todas as formas de lutas necessárias para garantir a fixação dos moradores na área ocupada.
Foi uma luta acertada e VITORIOSA, pois os moradores estão lá até hoje muito bem e obrigado. No início era um sonho que aos poucos se transformou em realidade e hoje existe uma cidade, onde convivem aproximadamente 400 famílias, livres do temor do soterramento, do aluguel, e das ameaças de reintegração de posse.
Recentemente tentaram leiloar a área, mas, na prática, essa área pertence aos moradores que não abrem mão de sua luta, sua história e da conquista consolidada ao longo desses 20 anos de “vida nova”.
Exigimos que o Prefeito Luiz Marinho, amigo inseparável do Presidente LULA, faça a imediata regularização fundiária da vila sem custos para os moradores, bem como deve urgentemente viabilizar as melhorias necessárias, como: guias, sarjetas, asfalto, iluminação pública, creches, Unidade Básica de Saúde e outras.
Vila LULALDO, uma história marcada por bravura, consciência política e determinação dos moradores que ocuparam, lutaram, resistiram e construíram sonhos e vidas como protótipo de uma nova realidade social.
Todas as ocupações que ocorreram no município, na verdade, apontam para a inoperância do poder público, que não apresenta política habitacional capaz de responder previamente a demanda da população empobrecida.
Nesse sentido, quando o poder público não resolve, o povo organizado aponta o caminho e a solução para responder ao déficit habitacional que em nossa cidade é de aproximadamente 60 mil moradias.
Parabéns aos moradores da jovem Vila Lulaldo, que têm muita história a contar para as novas e futuras gerações, ao mesmo tempo em que essa luta representa um grande farol político na resistência e transformação social rumo à construção de uma nova sociedade, justa, igualitária e Socialista.
OCUPAR, CONSTRUIR, RESISTIR E CONQUISTAR É PRECISO!!!

Aldo Santos
Sindicalista, Coordenador da Corrente política TLS, Presidente da Associação dos professores de filosofia do Estado de São Paulo, membro do Diretório Nacional e da Executiva Estadual do Psol (03/12//09)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

ELEIÇÕES 2008 / VEREADORES PSOL SBCAMPO



Heloísa Helena apóia a candidatura de Prof. Omar a vereador em São Bernardo do Campo.