quarta-feira, 6 de abril de 2011

REDE PÚBLICA TERÁ LIVROS DIDÁTICOS PARA FILOSOFIA A PARTIR DE 2012

Por: Redação* (pauta@abcdmaior.com.br) 03/04/2011 - EDUCAÇÃO




Regime militar baniu a filosofia das escolas



A filosofia vai voltar, na prática, para o conteúdo curricular dos alunos de ensino médio, depois de 47 anos fora dos currículos das escolas de educação básica no país. No ano que vem, as escolas da rede pública receberão pela primeira vez, desde a ditadura, livros didáticos da disciplina para orientar o trabalho dos professores. Foi o regime militar que baniu a filosofia das escolas.



Em 2008, uma lei trouxe de volta a filosofia e a sociologia como disciplinas obrigatórias para os estudantes do ensino médio. A professora Maria Lúcia Arruda Aranha ensinava filosofia em 1971 quando a matéria foi extinta pelo governo militar. Hoje, é uma das autoras dos livros que foram selecionados para serem distribuídos aos alunos da rede pública pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático).



“Ela desapareceu (a filosofia nas escolas) na década de 70 e reapareceu como disciplina optativa em 1982. Mas, nesse meio tempo, eu continuava dando aula em escola particular. A gente ensinava, só que o nome da matéria não podia constar como filosofia”, lembra.



Ela avalia que o país “demorou demais” para incluir as duas disciplinas novamente entre as obrigatórias e ainda falta “muito chão” para que elas sejam ministradas da forma adequada. Ainda faltam professores formados na área já que, por muito tempo, não havia mercado de trabalho para os licenciados e a procura pelo curso era baixa. Em 2009, 8.264 universitários estavam matriculados em cursos superiores de filosofia – 78 vezes menos do que o total de alunos de direito.



Muitas vezes são profissionais formados em outras graduações como história ou geografia que assumem a tarefa. Os livros didáticos devem ajudar a orientar os docentes no ensino da filosofia. “O livro é muito importante porque dá uma ordenação do conteúdo e propõe como o professor pode trabalhar os principais conceitos, como o que é filosofia e a história da filosofia. Mesmo o aluno formado na área, às vezes, não está acostumado a dar aula para o ensino médio, não tem dimensão de como chegar ao aluno que nunca viu filosofia na vida”, explica.



A história da filosofia, as idéias dos principais pensadores como Platão, Kant e Descartes, servem de base para ensinar aos jovens conceitos básicos como ética, lógica e política. Mas Maria Lúcia ressalta que é muito importante conectar o conteúdo com a realidade do aluno para que ele “aprenda a filosofar”.



“O professor deve apresentar o texto dos filósofos fazendo conexões com a realidade daquele tempo em que o autor vive, mas também estimular o que se pensa sobre aquele assunto hoje. Isso desenvolve a capacidade de conceituação e a competência de argumentar de maneira crítica. Ele aprende a debater, mas também a ouvir”, compara.



* Com informações da Agência Brasil

Abaixo um importante documento do dia em que o


Conselho Nacional de educação decidiu pela obrigatoriedade do ensino da Filosofia e sociologia nas escolas do ensino médio.


Fomo com um ônibus de São Paulo, tomamos as galerias, agitamos e comemoramos essa importante conquista.






Aldo Santos


Presidente


da aproffesp





07/07/2006 - 16h59

Filosofia e sociologia passam a ser obrigatórias no ensino médio



Da Redação

Em São Paulo



O CNE (Conselho Nacional de Educação) decidiu nesta sexta-feira (07/07), por unanimidade, que as escolas de ensino médio devem oferecer as disciplinas de filosofia e sociologia aos alunos. A medida torna obrigatória a inclusão das duas matérias no currículo do ensino médio em todo o país, ampliando o que já era praticado em 17 Estados.



O parecer será homologado pelo ministro da Educação, Fernando Haddad. Segundo o documento aprovado, os Estados terão um ano para incluir a filosofia e a sociologia na grade curricular.



Sociologia já foi matéria obrigatória entre 1925 e 1942. Mesmo sendo optativa, várias escolas continuaram com a disciplina. O governo nunca exigiu antes o ensino de filosofia nas escolas.



De acordo com o relator da proposta, o conselheiro César Callegari, a decisão vai estimular os estudantes a desenvolverem o espírito crítico. "Isso significa uma aposta para que os alunos possam ter discernimento quando tomam decisões e que sejam tolerantes porque compreendem a origem das diversidades", disse.



Na avaliação do titular da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), Francisco das Chagas, a medida vai ampliar o número de vagas para profissionais de filosofia e sociologia. "A falta de professores em algumas situações também vai se adequar porque, com o ensino obrigatório das duas disciplinas, os cursos de graduação formarão mais profissionais para atuar no setor", disse.



Para o professor de filosofia Aldo Santos, de São Paulo, a decisão deverá promover uma mudança na estratégia educacional que desenvolve o pensamento, a reflexão e a ação dos estudantes. "Agora, o jovem vai entender o seu papel na história e saber que ele pode ser um agente transformador na sociedade", analisou.



A inclusão das disciplinas de sociologia e filosofia no currículo do ensino médio foi comemorada por cerca de 150 professores e estudantes, que compareceram ao auditório do CNE.



Espanhol

Desde o ano passado, a oferta de língua espanhola também passou a ser obrigatória no Brasil.



Das 16.621 escolas públicas de ensino médio no país, 6.217 (37,4%) já oferecem a opção de língua espanhola na grade curricular, segundo informações da SEB (Secretaria da Educação Básica) do governo federal.



Sergipe é o único Estado do país onde não há oferta da disciplina em nenhuma escola da rede. O prazo para a implantação é de até cinco anos.



O governo não tem dados sobre as 6.587 escolas de ensino médio da rede particular no país. Para ministrar as aulas nas escolas públicas, foram contratos 12.840 professores.



A lei que torna obrigatória a oferta da língua espanhola nas escolas públicas e privadas de ensino médio foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 5 de agosto de 2005.



O artigo 1º do projeto diz que a escola é obrigada a oferecer a disciplina, mas ao aluno é facultada a matrícula.



Com informações do Ministério da Educação

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Psol de Mauá elege uma nova Direção na cidade.


O Partido na cidade estava mergulhado numa crise de grandes proporções ha vários anos. No dia 29 de janeiro de 2011, vários filiados e militantes da cidade, na presença de representantes da Executiva Estadual (Marcelo e Recife) e um membro da Executiva Nacional (Aldo Santos), debateram a situação política na cidade e naquela ocasião foi aprovado a realização de um encontro para o dia 02/de abril de 2011, onde todos deveriam ser comunicados para que se procedesse a retomada do partido do ponto de vista estatutário e politicamente correto.

Segundo as lideranças locais que estavam na reunião essa etapa foi cumprida, e neste sábado, no plenário da Câmara municipal de Mauá foi eleito o Diretório municipal, com uma executiva de cinco membros.

Nesse encontro dezenas de filiados debateram a legitimidade do mesmo, e compuseram a nova direção em base a um Plano de trabalho para o período de 2011/2013 onde dentre outros pontos propõe: “... A construção e manutenção dos núcleos de base devem ser compreendidas como forma eficaz para a organização do Partido e sua intervenção na sociedade como um todo”.

Em outro documento intitulado “A conjuntura de Mauá- os desafios do Psol”, este caracteriza o atual quadro político da cidade afirmando que: “A atual gestão procura distanciar da gestão passada, mas pouco tem provado a população essa diferença, visto que continua não dialogando com a população, não atende as reivindicações dos setoriais que clamam por mudanças e continua com a política de loteamento de cargos na administração. O funcionalismo continua desvalorizado, com péssimas condições de trabalho e vendo todos os setores da administração serem ocupados por um enorme número de cargos comissionados e indicações. Destacamos a total falta de um plano habitacional na cidade, o que acarretou em mortes com as chuvas em janeiro passado.”(Documento assinado por André Sapanos)

Como podemos verificar, o encontro apresentou conteúdo e formulação programática para tirar o partido da crise que estava paralisado na cidade, além de retomar o cotidiano partidário, tendo em vistas as disputas eleitorais de 2012.

Responderá pela presidência do partido o Professor André Sapano, que juntamente com o Mestre Del e demais componentes vão liderar e propiciar a retomada do Partido na cidade e na Região. Os membros eleitos Foram: Professor André, Mestre Del, Augusto, Ana Maria, Getúlio, Fernando, Tatiana, Anselmo, Vânia, Luiz e Vladimir e mais três suplentes.

O Encontro contou ainda com a presença de filiados de Rio Grande da Serra e dos representantes da Executiva Estadual (Leandro-Recife e de Aldo Santos) da Executiva Nacional do Partido.

Saudações Psolistas!!!

Aldo Santos, Ex-vereador em SBC, Sindicalista, Coordenador da Corrente política TLS, Presidente da Associação dos professores de Filosofia e Filósofos do Estado de São Paulo, membro da Executiva Nacional do Psol.
Vamos reagir aos ataques reacionários .


Dando continuidade a nossa reunião, realizada no dia 21 de março por ocasião do dia internacional pela eliminação do preconceito racial, voltamos a nos reunir nesse dia 02 de março de 2011, às 9 horas na subsede da APEOESP SBC.

Diante de um cenário concreto de atos de discriminação Racial, como a banana jogada no Neymar e o Neynmar dando uma banana para o tema em si. Vejamos: "Eram muitas vaias, até na hora de bater o pênalti estava o estádio inteiro vaiando. Esse clima do racismo é totalmente triste. A gente sai do nosso país, vem jogar aqui e acontece isso. É triste, prefiro nem tocar no assunto, para não virar uma bola de neve", disse o próprio Neymar, em entrevista à TV Globo e ao Sportv. (UOL esporte 27/302011)

Diante da postura homofóbica e de racismo de Deputado Bolsonário envolvendo a artista Preta Gil, “Tas avalia que Bolsonaro cometeu “duas coisas que faz com recorrência: declarou seu profundo apoio à ditadura militar e manifestou dois preconceitos, contra os negros e contra os gays”. O humorista foi ouvido para colher sua visão da entrevista. No programa, Preta perguntou a Bolsonaro se ele deixaria seu filho namorar com uma negra. “Preta, não vou discutir promiscuidade com quem quer que seja. Eu não corro esse risco, e meus filhos foram muito bem educados e não viveram em um ambiente como, lamentavelmente, é o teu”, declarou o deputado. (Entrevista de Marcelo Tas no CQC,30/03/2011)

“Diante da “releitura teológica” e de justificativa da escravidão do continente Africano, por um Pastor Deputado que: “Em seu perfil na rede de microblogs, Feliciano disse: “africanos descendem de ancestral amaldiçoado por Noé. Isso é fato. O motivo da maldição é polêmica. Não sejam irresponsáveis twitters rsss”. Em seguida, outra mensagem, afirma que “sobre o continente africano repousa a maldição do paganismo, ocultismo, misérias, doenças oriundas de lá: ebola, Aids. Fome...(sic)”, afirmou Feliciano, que também é empresário e pastor evangélico. (Uol noticias, 31/03/2011)

Além do veemente repúdio, devemos responder a esses ataques cotidianos com união, organização e participação efetiva no combate a esses comportamentos criminosos.

O nosso diálogo detectou que o debate do preconceito racial no mês de novembro é fundamental, todavia, o mesmo deve ser de natureza permanente numa sociedade de classe e de atraso histórico, como é nossa sociedade.

Nesse sentido, foram aprovados os seguintes encaminhamentos:

1-Elaboração de um texto para panfletagem exigindo as cotas na faculdade de Direito São Bernardo;

2-Fazermos um levantamento histórico sobre as raízes da escravidão na cidade e região;

3- Organizar palestra/debate com os pesquisadores da área, Alfredo Buollos, ou José de Sousa Martins;

4-Solicitar uma reunião com a secretaria de Educação do Município e a Diretoria de ensino para exigir o cumprimento da lei federal que incorpora os conteúdos afro-descendentes no currículo escolar;

5-Criação de um blog para postar as atividades desenvolvidas pelo movimento, com o objetivo de preservar e estimular a memória das atividades desenvolvidas na região, preservando a memória, e a memória servindo de ferramenta estimuladora de lutas e organizações coletivas.

OBS: Favor nos enviar proposta de nome para o nosso blog, para darmos início e talvez no dia 13 de maio, “dia de denunciar o racismo” possamos fazer o lançamento e colocá-lo em evidencia .

A panfletagem será realizada no dia 19 de abril de 2011 às 10 horas em frente a Igreja Santa Filomena. Logo após vamos nos reunir para avaliar a nossa atividade e os próximos passos.

(Axé=Força e poder para todos)

Aldo Santos

Carlos Wellington

Professor Cido