quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ACONTECEU

Seminário de Reorganização do ABC

Construir Uma Nova Central para a luta da classe trabalhadora

Empresários, o governo Lula e a grande mídia tentam passar uma sensação de tranquilidade, pois segundo dizem a crise já estaria acabando. Mas a verdade é outra. Mesmo com todo o crédito e os cortes de impostos que o governo e os estados deram aos empresários, a crise não acabou. A produção industrial que é o principal termômetro de uma economia registrou queda de 12% no primeiro semestre de 2009 frente a 2008. A verdade é que o fôlego atual da economia pode se esgotar em um curto espaço de tempo.

Além disso, para os trabalhadores as consequências da crise continuam. O corte de empregos, a redução de salários e dos direitos, a inflação dos preços que houve desde o início do ano pesam sobre as nossas costas. Mesmo com certa recuperação das vendas não querem nem ouvir falar em devolver os empregos, salários e direitos cortados do início do ano para cá. E o programa habitacional do governo (Minha casa Minha vida) é completamente ineficiente. Essa super-exploração que está em andamento é o segredo de que algumas empresas consigam exibir grandes lucros mesmo num período de crise.

Infelizmente é um fato que o governo Lula encontra-se unido ao que de pior existe na política brasileira desde a época do mensalão, passando pelos acordos com Renan Calheiros e agora com o operativo para salvar Sarney.

Enquanto isso as entidades que no passado ainda estavam à frente das lutas como a CUT, a UNE hoje se colocam contra as lutas e ao lado dos ataques do governo.

Diante disso, a CONLUTAS, a INTERSINDICAL, o MTST e outras entidades e movimentos vêm realizando ações conjuntas com o objetivo de fortalecer um pólo de luta no movimento. No entanto é chegada a hora de dar um passo a mais, rumo à construção de uma nova central de luta a partir da unificação dessas entidades.

Como parte dessas iniciativas, em vários pontos do Brasil, estão havendo Seminários Regionais de Reorganização que pretendem debater sobre a Conjuntura Atual e a concepção de atuação e organização. Essas atividades têm o objetivo de buscar os pontos comuns que possibilitem uma fusão para a construção de uma nova central de luta, que unifique os setores combativos.

Nossa região tem um peso importante tanto econômico quanto político, pois possui uma grande concentração de trabalhadores industriais e em geral. Além disso, aqui têm ocorrido importantes lutas tanto sindicais, quanto populares e estudantis ao longo da história recente e é preciso agora a participação de todos aqueles que apostam na construção desse novo instrumento para realmente unir e impulsionar as lutas.

Seminário de Reorganização do ABC - Data: 27/09 às 09:00 h
Local: Plenário Anexo da Câmara Municipal de São Bernardo

Convocam: CONLUTAS ABC, INTERSINDICAL ABC, MTST ABC, Subsedes da Apeoesp de Diadema, São Bernardo e Santo André, Ferramenta de Luta (Oposição Metalúrgicos do ABC), Oposição Alternativa Democrática (Servidores Municipais de São Bernardo do Campo e Santo André), Diretório Acadêmico da FAFIL - Fundação Santo André.

Nenhum comentário:

Postar um comentário