sábado, 28 de novembro de 2009

NOTA DO PSOL-CEARÁ

Fonte: http://www.psolceara.org.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=35&Itemid=115
.
À Executiva Nacional do PSOL
.
Prezad@s companheir@s

Em nosso último Congresso nacional, percebemos a fragmentação em que se encontra o nosso Partido. A superficialidade das discussões - ou mesmo a ausência delas – no que tange à nossa intervenção nas eleições 2010, ao balanço da atuação da Direção Nacional precedente e à discussão conjuntural são mostras desse processo, revelam os impasses e nos inquietam com o futuro do projeto partidário.
Tais impasses expressam-se na forma como vem sendo travado o debate a propósito da posição do PSOL diante das eleições 2010. Ainda que seja legítimo que as diversas correntes levantem possibilidades e apresentem nomes, expressamos nossa preocupação com a maneira de como está se realizando esse debate, por fora das instâncias partidárias e pautada a partir da mídia, tanto escrita como eletrônica. Temos compreensão de que tais métodos de discussão (ou a ausência deles) implicam na falta de funcionamento de nossas instâncias internas, e que tal discussão não tem sido feita de forma aberta e democrática no seio da militância partidária.
Diante dessas constatações, a Direção Estadual do PSOL no estado do Ceará considera necessário expressar sua inquietude com essa situação e cobrar da Executiva Nacional que sejam tomadas medidas urgentes visando regularizar o funcionamento do conjunto da organização partidária, com a imediata abertura de discussões visando assegurar as condições políticas para que a conferência eleitoral convocada para o mês de março/2010 não sofra nova alterações.
.
Ao mesmo tempo, expressamos a posição construída no seio do Psol-Ce de que as tarefas decorrentes do processo de reorganização da esquerda socialista no país exigem a reafirmação e fortalecimento do compromisso estratégico que gerou o próprio PSOL, a partir da ruptura com o governo Lula/PT. Desta ótica, repelimos qualquer tentativa de desviar o PSOL do rumo da oposição de esquerda, de conteúdo popular, ecológico e socialista que temos construído nos últimos anos, degradando nosso projeto numa posição de apoio (aberto ou envergonhado) à candidaturas e partidos que não rompam de fato com o governo Lula/PT, nem expressem as lutas mais gerais da classe trabalhadora e demais oprimidos por um novo projeto de sociedade, síntese dos anseios de igualdade e liberdade social e da luta contra a mercantilização e degradação do meio-ambiente.
.
Ante isso, o PSOL-Ceará expressa a sua decisão de fortalecer a posição dos que dentro do partido se colocam pela construção de uma candidatura própria do PSOL, com um programa de enfrentamento da crise civilizatória do capital (econômica e ambiental) capaz de contribuir na reorganização da esquerda socialista em nosso país, a ser colocada à disposição dos movimentos e lutadores sociais e às forças e partidos políticos que se colocam no terreno da oposição de esquerda ao governo Lula/PT. Essa alternativa socialista e democrática somente poderá emergir do debate fraterno, como devem ser os debates entre socialistas.
.
Saudações socialistas!
.
A Direção Estadual Partido Socialismo e Liberdade do Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário