sábado, 21 de novembro de 2009

Psol Parabeniza a População pelo Feriado de 20 de novembro.

Psol Parabeniza a População pelo Feriado de 20 de novembro.


“Zumbi vive em todo ato de justiça,

liberdade e transformação social.”

(Aldo Santos)



Após vários anos de luta na cidade e na região, finalmente estamos comemorando o feriado de 20 de Novembro – em memória a figura histórica e heróica de Zumbi dos Palmares, assassinado pelos senhores de Engenho e governo da época em 1695.

Esse feriado só foi possível graças à ação firme e determinante do ex-vereador Aldo Santos, hoje dirigente do Psol, que em 1989, apresentou projeto para que se comemorasse na cidade a Semana da Consciência Negra, propositura acolhida pela Câmara Municipal e pelo Executivo.

A partir desta aprovação, a “Câmara” e a Administração incorporaram ao calendário oficial da cidade essa data tão significativa para o movimento negro e para a sociedade como um todo.

Após consolidar a comemoração da data da Consciência Negra, Aldo Santos foi o precursor da luta pelo feriado 20 de novembro, apresentando a Câmara Municipal o projeto que instituía o feriado Municipal.

Foi uma luta marcante porque ao longo da história enfrentou agressões levianas, desconhecimento histórico e preconceito explícito por parte de governantes que ignoravam sua atuação e compromisso para com o povo negro.

Nos embates pré-eleitorais e durante a campanha, o companheiro Aldo Santos colocou esse tema como uma das prioridades caso fosse eleito prefeito da Cidade.

A atual administração foi pressionada a reconhecer legalmente a eficácia da luta e da história do movimento negro, transformando o dia 20 de novembro em feriado municipal, a partir da interferência da Câmara que aprovou o “nosso projeto” reapresentado pelo vereador José ferreira do PT, transformando essa data num espaço de reflexão e conscientização sobre o significado da tragédia da escravidão humana, que por vários séculos transformou seres humanos em mercadoria e peças da engrenagem do capitalismo incipiente, com justificativas e defesas históricas, filosóficas, sociológicas e teológicas.

Portanto, nos orgulhamos dessa data, pois o Psol é parte viva dessa luta vitoriosa da classe trabalhadora.

Esperamos que a atual gestão avance ainda mais nas conquistas do povo negro, instituindo as cotas na Faculdade de direito São Bernardo (autarquia municipal), que “continua indiferente” a essa demanda, debatida e incorporada em dezenas de instituições educacionais no Brasil inteiro.

A Administração também deve criar-otimizar a Secretaria de Gênero e Etnia para atender as demandas específicas que hoje estão ainda na marginalidade das preocupações institucionais.

Além de ser autor da lei que comemora a Semana da Consciência Negra, do Feriado de 20 de novembro o ex-vereador Aldo Santos também é autor da lei que institui a capoeira nas escolas municipais, projeto esse, derrotado pelos vereadores da bancada de situação na ocasião.

Paradoxalmente, Zumbi continua sendo perseguido e desrespeitado em várias cidades que ainda não aprovaram o referido feriado, ao mesmo tempo em que prefeitos reacionários e mancomunados com o setor empresarial, tentam descaracterizar essa importante dada, dando ao feriado um caráter meramente descartável, revelando assim o caráter opressor dos neoescaravagistas, dos senhores de engenho e capitães do mato que continuam perseguindo os “negros livres”, a exemplo do Prefeito de São Caetano e outros no Brasil.

Lamentamos a atitude desses prefeitos, mas a história se encarregará de superar essas práticas reacionárias discriminatórias, onde os opressores de ontem e hoje serão varridos para o lixo da história e as ideias de liberdade, justiça e igualdade farão parte definitiva do vocabulário da humanidade dentro de outro contexto civilizatório.

Parabéns população pela luta e pelo feriado, e vamos lutar para que não haja retrocesso e que o Presidente da Republica Luiz Inácio da Silva assuma definitivamente seu compromisso com a população negra brasileira, instituindo o feriado Nacional, conforme apelo e clamor de várias lideranças que usaram a palavra na VI Marcha de Negros e Negras na manifestação da capital de São Paulo na tarde de hoje (20/11/09)



Lutar é preciso!



Diretório Municipal do Psol SBC.


Nenhum comentário:

Postar um comentário